Explore, em tempo real, dados públicos e georreferenciados de Redes Sociais no ArcGIS Online (Explore Social Network geospatial data with ArcGIS Online)

Olá internet!

Segunda feira cinza para alguns, colorida para outros e de ressaca política para todos. Independente de como se sente, lembre-se: “amanhã vai ser outro dia“.

Vamos lá, uma dica para se distrair: sabia que o ArcGIS Online permite a visualização, em tempo real, de dados públicos e georreferenciados de redes sociais como Twitter, Youtube, Instagram e Flickr?

Que tal explorar postagens utilizando, por exemplo, as hashtags #NãoVaiTerGolpe e #ForaDilma no Twitter? Também pode pesquisar sobre os mesmos temas no Youtube. Dê um zoom em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Garanto que vai encontrar algumas bizarrices.

Quer esquecer do dia de ontem? Sem problema. Pesquise por outros grandes eventos que ocorreram no Brasil ou em algum outro país: desastre em Mariana, Copa do Mundo 2014, Estado Islâmico, atentados na Europa, terremoto no Chile, etc. Veja como os temas repercutiram espacialmente nas redes sociais.

Penso: será que é possível avaliar, com eficiência, a repercussão de um produto lançado no mercado? Ver a distribuição sobre um meme? E que tal um evento? Será que estão postando (publicamente e georreferenciado) sobre o MundoGEO#Connect?

Quer ver um exemplo? Clique neste mapa que organizei: Visualização de dados públicos de Redes Sociais. Olhe as animações abaixo demonstrando uma pesquisa no Twitter, no Youtube e Flickr. Obs: a) não fiz login no Twitter porque já tinha autorizado o acesso. Caso faça uma pesquisa, será necessário fazer login. Se não possui uma conta, cadastre-se gratuitamente; b) no Youtube e Flickr é possível adicionar temporalidade.

mapaRedeSociaisTwitter

1. Pesquisa sobre a hashtag #NãoVaiTerGolpe no Twitter

mapaRedeSociaisYouTube.gif

2. Pesquisa “Desastre Mariana” no Youtube e Flickr sem filtro temporal (selecionado “All Time”).

Uma coisa que não gostei são os registros do Instagram. Poderia ter um filtro temporal melhor. Na verdade, e em todos os demais também. No Twitter é apresentado um link para pesquisa avançada. Mas não consegui realizá-la muito bem. Pelo menos ainda não.

Enfim…acho que esses mapas se encaixam perfeitamente na ideia em foco ultimamente de Geografia das Coisas e NeoGeografia. Penso seriamente em escrever um artigo científico sobre isso. Hummm…

Quer descobrir como fazer esse tipo (e outros) mapas com o ArcGIS Online? Estou organizando um trabalho bem bacana sobre tecnologias da ESRI (Alô ESRI, paga nóiz!). Fique ligado para não perder os posts que estão por vir.

Bem, quanto aos mapas, divirtam-se.

Um abraço,

Red Hood

b_01_amanhãVaiSerOutroDia

Anúncios

Uma resposta para “Explore, em tempo real, dados públicos e georreferenciados de Redes Sociais no ArcGIS Online (Explore Social Network geospatial data with ArcGIS Online)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s